A FETRAN vem a público manifestar seu mais veemente repúdio à covarde agressão a agentes do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso, perpetrada por policiais militares na tarde da última terça (31/10/2017), em frente à Casa Civil do Governo de Mato Grosso, em Cuiabá.
NOTA DE REPÚDIO
Agentes do Detran-MT são agredidos pela PM durante manifestação
A FETRAN, por meio de sua Diretoria Executiva, vem a público manifestar seu mais veemente repúdio à covarde agressão a agentes do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso, perpetrada por policiais militares na tarde da última terça (31/10/2017), em frente à Casa Civil do Governo de Mato Grosso, em Cuiabá.
Na ocasião, alguns servidores foram agredidos fisicamente, imobilizados e algemados pelos policiais e encaminhados à delegacia num camburão, em uma prisão arbitrária, abusiva e injustificada. Isso porque os policiais ali sabiam pois presenciaram que aquela pacífica manifestação buscava sensibilizar o Governo pelos 50 dias de greve no Detran/MT.
Esta Federação Nacional considera inaceitável a violação da integridade física dos agentes de trânsito do Detran-MT, quando estavam exercendo seus direitos de manifestação pacífica, garantidos pela Constituição Federal e Organização Internacional do Trabalho e Direitos Humanos do Trabalhador.
A truculência e despreparo demonstrados pelos policiais e comprovados nos vídeos que circulam na internet e que foram divulgados pela imprensa, motivaram as vaias dos cidadãos que presenciaram os abusos e atraem o repúdio daqueles que acreditam que todos, inclusive os agentes de segurança, devem se submeter ao império da lei.
A Polícia Militar, como órgão de um Estado Democrático de Direito, subordinada aos valores fundamentais da Constituição Federal e da Constituição do Estado de Mato Grosso, precisa se posicionar claramente a serviço da cidadania e dos direitos e garantias individuais e contra tais violências e arbitrariedades de policiais truculentos, que não podem, sob nenhuma justificativa, tais policiais despreparados encontrar abrigo em suas fileiras.
Os servidores do Detran-MT estão em justa greve por reajuste salarial, greve que foi considerada legal pelo judiciário. O Governo de Mato Grosso, como não conseguiu que a Justiça declarasse a irregularidade da greve, adota postura de repressão a manifestação dos servidores na tentativa de acabar com o movimento grevista, e isso mostra o despreparo do Governo do Estado em resolver contendas com movimentos sociais. Fica nossa solidariedade a toda diretoria do SINETRAN-MT extensiva a todos os servidores do Detran-MT.
FETRAN, muito mais que trânsito, SEGURANÇA VIÁRIA!
(abrir esta nota em PDF)
Veja outras manifestações e assista os vídeos
Servidores dizem que foram torturados e humilhados pela PM (abrir em PDF)
31/10/2017
Três funcionários públicos foram presos pela Polícia Militar na manhã desta terça-feira
Três servidores do Detran de MT são detidos em protesto em frente ao Paiaguas (abrir em PDF)
31/10/2017
Categoria está em greve desde setembro e pede aplicação de nova tabela salarial